A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira celebrou esta semana o contrato de aquisição de equipamentos para a instalação do Centro de Expedição de Gastrópodes Marinhos Vivos, que será instalado na nova Lota do Funchal, a inaugurar proximamente.
O centro de embalamento de lapas não constava do projecto inicial da nova Lota do Funchal. Mas “a necessidade de cumprir com normas comunitárias de higiene e segurança alimentar, foi determinante” para que o titular da Secretaria Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, “tivesse sensibilizado o Executivo para dotar a Região de uma unidade pública desta natureza (existem apenas no privado), criando condições para que as autoridades regionais de segurança alimentar e os apanhadores cumpram com a legislação e ao mesmo tempo garantam maior segurança aos consumidores”.
Investimento de 8,7 mil euros
O Centro de Expedição é um investimento com um valor base de 8.729 euros, a que se soma a taxa de IVA ao valor actual. Com a assinatura do contrato, o processo de montagem da máquina de embalar cumpre uma das últimas etapas, garante o Executivo madeirense.
Agricultura e Mar Actual