Início / Agenda / New Deal – Innovation, desafios e apoios aos agricultores

New Deal – Innovation, desafios e apoios aos agricultores

O Monte e a parceria do Projeto A New Deal for Youth Employment, vão promover o Seminário New Deal – Innovation, sob o titulo de “Challenges for new entrants to farming and the role of public support: comparing Northern and Southern European agriculture”. Os desafios para os novos agricultores e os apoios públicos vão estar em debate, com os casos de Portugal e da Noruega nos dias 22 e 23 de Setembro, em Évora.

A New Deal – Innovation é uma iniciativa de cooperação bilateral, que compreende o desenvolvimento de um seminário no dia 22 de Setembro, nas instalações da CIMAC – Comunidade Internacional do Alentejo Central, em Évora, incluindo uma visita de campo à Herdade Freixo do Meio, no dia 23 de Setembro.

Para a dinamização do seminário a organização conta com a colaboração de dois centros de investigação da Noruega: NIBIO – Norwegian Institute of Bioeconomy Research e Centre Rural Research; com as entidades que compõem a parceria do projeto “A New Deal for Youth Employment”, do Programa de Cidadania Activa do EEA Grants: ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, AJASUL – Associação de jovens agricultores, Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora; e a participação especial da Rede Rural Nacional.

O seminário promove a discussão sobre a evolução e contexto actual da agricultura em Portugal e na Noruega, com especial atenção para as estruturas e apoio público para os jovens que pretendem entrar no sector agrícola.

Esta iniciativa de cooperação promove o debate para uma melhor compreensão dos constrangimentos e oportunidades de empresários agrícolas jovens no Sul da Europa, a comparação com a situação da Europa do Norte; e a troca de experiências de práticas para a promoção da empregabilidade e do empreendedorismo dos jovens em territórios rurais.

A iniciativa de cooperação bilateral é realizada com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein através do EEA Grants, no âmbito do Programa Cidadania Activa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Inscrição aqui até ao dia 16 de Setembro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.