A Nestum, marca da Nestlé, vai voltar a apoiar a apicultura com a oferta de 300 novas colmeias aos apicultores nacionais cujos apiários estejam em regiões afectadas por catástrofes e calamidades registadas em 2021 — como os incêndios florestais —, dando assim “continuidade à missão centrada no repovoamento das abelhas”. As candidaturas podem ser feitas até 22 de Março.
Esta é a segunda edição da campanha “Juntos Pelas Abelhas”, que teve início no ano passado com a oferta de colmeias a 61 apicultores de norte a Sul do País, numa altura em que a sobrevivência destes polinizadores volta a estar em causa devido à seca e à falta de floração que se faz sentir em Portugal.
Depois de em 2021 ter alertado para a importância que as abelhas assumem na manutenção dos ecossistemas e para a sustentabilidade da cadeia alimentar, a Nestum volta a colaborar com as duas principais federações apícolas nacionais — FNAP — Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e Fenapícola — Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel.
Candidaturas
O concurso, que decorre até 22 de Março, destina-se a apicultores federados, elegíveis para a oferta de 300 núcleos de abelha-rainha, seguindo os critérios definidos pela DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, a entidade que tutela o sector.
Os apicultores seleccionados no concurso serão revelados a partir do dia 6 de Abril e a entrega dos 300 núcleos vai ser feita pela Nestlé, num prazo médio de seis meses, após a divulgação dos beneficiários pela Fenapícola e FNAP, e que, de acordo com a indicação da DGAV, foram elegíveis para esta contribuição.
“Através desta acção de Responsabilidade Social, a Nestum promove a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais”, garante uma nota de imprensa da marca da Nestlé.
As candidaturas para o concurso de oferta de colmeias a apicultores nacionais devem ser enviadas para: fenapicola@confagri.pt ou info@fnap.pt.
Agricultura e Mar