A Marinha Portuguesa, através do Centro de Operações Marítimas e de quatro navios, esteve a monitorizar e acompanhar até ao dia de ontem, 4 de Agosto, três navios de nacionalidade russa que se encontravam a navegar na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal.
Dois navios, nomeadamente, os navios Yaz e General Skobelev, iniciaram a sua navegação ao longo da Zona Económica e Exclusiva do continente, rumo ao Mar Mediterrâneo, na passada sexta-feira, 2 de Agosto, e em simultâneo, no sentido contrário, encontrava-se a navegar o reabastecedor de esquadra Kola que tem como tem como principal missão permitir a sustentabilidade no mar das operações navais russas, avança uma nota de imprensa da Marinha.
Para a missão, o Centro de Operações Marítimas activou quatro navios da Marinha, o NRP Bartolomeu Dias, o NRP Setúbal, o NRP Oríon e o NRP Cassiopeia. Numa missão que foi um esforço conjunto com a Força Aérea Portuguesa, que empenhou a aeronave de patrulha Marítima P3-C.
A Marinha, através destas acções de monitorização e vigilância, “garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional, contribui para a protecção dos interesses de Portugal e das suas infra-estruturas críticas e, simultaneamente, assegura o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica”, adianta a mesma nota.
Agricultura e Mar