O “Portugal Sou Eu” estabeleceu uma parceria, com a duração de um ano, com o Comité Olímpico de Portugal, que envolve o programa e dez empresas aderentes dos sectores da fileira alimentar e bebidas, no âmbito dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O ponto alto desta parceria é já na próxima segunda-feira (dia 20), na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, com o abastecimento do Navio Escola Sagres com mais de uma tonelada de produtos com o Selo “Portugal Sou Eu”.
Para alimentar a tripulação da embarcação durante a viagem ao Brasil seguem no porão do Navio Escola Sagres 60 quilos de batata frita, 350 quilos de carapau congelado (CCL), 1200 quilos de frango, 80 quilos de sobremesas congeladas, 45 quilos de bolachas, 35 quilos de bacon e chouriço, 800 quilos de arroz, vários litros de molhos diversos, 600 litros de azeite e 200 litros de óleo alimentar com o Selo “Portugal Sou Eu”.
O Navio Escola Sagres parte esta terça-feira (dia 21) do Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde d’Óbidos, em Lisboa, para o Rio de Janeiro, onde será a Casa de Portugal durante o período de duração dos Jogos Olímpicos 2016.
Para além desta acção em particular, a parceria irá possibilitar o desenvolvimento de muitas outras iniciativas, que irão aumentar a notoriedade do “Portugal Sou Eu” e das empresas aderentes. O prestígio do Comité Olímpico de Portugal e dos atletas olímpicos irá levar os produtos com o Selo do programa além-fronteiras e a milhões de consumidores.
Mais de 3.800 produtos “Portugal Sou Eu”
Estão qualificados com o Selo “Portugal Sou Eu” mais de 3.800 produtos que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 3,1 mil milhões de euros. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas e 67 por cento integra o sector da alimentação e bebidas.
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.
No portal www.portugalsoueu.pt estão registadas mais de 1.400 empresas nacionais, cujos produtos ou serviços estão em processo de qualificação.
Para reforçar a divulgação, o programa lançou a APP “Portugal Sou Eu”, uma aplicação disponível no facebook, iOS, Android e Windows Phone, que permite identificar mais de 3 mil pontos de venda com produtos com o Selo do programa.
O “Portugal Sou Eu” tem financiamento do programa Compete 2020 e é gerido por um Órgão Operacional, formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a quem compete coordenar este mesmo órgão.
Agricultura e Mar Actual