A The Navigator Company e o Crédito Agrícola acabam de reforçar a sua parceria estratégica para o fortalecimento da produtividade da floresta portuguesa. No âmbito deste acordo, os membros do Clube Produtores Florestais Navigator beneficiarão de condições de financiamento preferenciais, especialmente desenhadas para o desenvolvimento sustentável da actividade florestal em Portugal.
As vantagens exclusivas incluem, entre outros benefícios: redução de até 20% no spread em vigor para crédito à actividade, crédito ao investimento e leasing, desconto na comissão de abertura e isenção da comissão de análise e reduções em várias comissões.
Esta colaboração visa, assim, “potenciar não só a modernização dos agentes da fileira, mas sobretudo o desenvolvimento económico, a resiliência financeira e o crescimento da actividade dos agentes florestais, permitindo reforçar a vitalidade das comunidades rurais em Portugal e ajudar a combater a desertificação”, refere um comunicado de imprensa da Navigator.
Em conjunto, a Navigator e o Crédito Agrícola “pretendem contribuir para a dinamização da gestão activa da floresta, a qual permitirá mitigar o risco de incêndio e a manutenção dos serviços do ecossistema”, acrescenta.
O alargamento da parceria, que proporciona financiamento exclusivo para a fileira florestal, reafirma ainda o “compromisso das duas entidades com a sustentabilidade”.
A estratégia de “negócio responsável da Navigator, focada nas pessoas, nos parceiros e no planeta, valeu-lhe recentemente a distinção como a empresa do sector florestal mais sustentável do mundo. Desde 12 de Julho, de acordo com o ESG Risk Rating da Sustainalytics, a Empresa está no topo da lista das 85 companhias globais do cluster de indústrias de Paper & Forestry e ocupa o 1º lugar entre 63 que integram o subconjunto Paper & Pulp, estando ainda no top 5% entre mais de 16.200 empresas mundiais em todos os segmentos de actividade”.
Por seu turno, o Crédito Agrícola está “empenhado na redução das suas emissões de carbono, sobretudo as que estão associadas aos financiamentos concedidos a clientes de oito sectores de actividade, conforme evidenciado pelo seu Plano de Transição Net Zero”, realça o mesmo comunicado.
As duas entidades assumem o “compromisso de acompanhar periodicamente o impacto do projecto nas suas várias dimensões: ambientais, sociais e económicas”.
Clube Produtores Florestais Navigator
Lançado no final de 2023, o Clube Produtores Florestais Navigator está a “construir uma verdadeira rede colaborativa entre produtores florestais, associações florestais, prestadores de serviços e fornecedores de madeira, com base na partilha de conhecimento, acesso a apoios financeiros, benefícios de escala, e capacitação para a adopção de práticas inovadoras e sustentáveis de produção e gestão florestal em Portugal”. A Navigator acredita que o projecto dá resposta à assinatura do clube “A União faz a Floresta”, contribuindo para “fortalecer o sector florestal e incrementar o seu valor”.
Agricultura e Mar