A The Navigator Company é a anfitriã de um dos momentos-chave da edição de 2025 da Fastmarkets Forest Products Europe Conference, um evento de referência no sector dos produtos florestais, papel, celulose e embalagens a nível mundial, e que este ano acontece em Portugal. O encontro decorrerá de 3 a 5 de Março, em Lisboa, no Sheraton Lisboa Hotel.
Organizada pela Fastmarkets, a conferência reúne anualmente mais de 250 especialistas, líderes empresariais e decisores de todo o mundo, promovendo o debate sobre os desafios e oportunidades que moldam o futuro da indústria a nível global, refere um comunicado de imprensa da Navigator.
A iniciativa contará com uma visita técnica às instalações industriais da Navigator em Setúbal e ao seu Centro de Biodiversidade em Pegões para dar a conhecer o Viveiro de Espirra.
Visita técnica a uma referência global
Um dos momentos altos desta edição será a visita, na manhã de 3 de Março, à fábrica da Navigator em Setúbal e ao Centro de Biodiversidade da Empresa – Viveiro de Espirra, sublinhando o seu papel como um dos principais produtores europeus de pasta e papel UWF (uncoated woodfree – impressão e escrita).
No coração da fábrica está uma das maiores e mais sofisticadas máquinas de papel do mundo, medindo 200 metros de comprimento e com uma largura de folha de 11,1 metros. Esta unidade produz anualmente 550.000 toneladas de pasta kraft branqueada de eucalipto e destaca-se pelo seu compromisso com as energias renováveis, operando centrais de cogeração a gás natural e biomassa. Inaugurada em 2009, após um investimento superior a 500 milhões de euros, esta fábrica elevou a capacidade anual de produção da Navigator para 1,6 milhões de toneladas de papel UWF, adianta o mesmo comunicado.
Já o Viveiro de Espirra, situado no concelho de Palmela, entre as localidades de Pegões e Águas de Moura, é um dos maiores viveiros de plantas florestais da Europa. Equipado com tecnologia avançada e inovadora, contribui para a produção de 6 milhões de plantas clonais de eucalipto com base num lote de clones criteriosamente seleccionados. Em Espirra é igualmente produzida uma grande diversidade de outras espécies florestais e ornamentais.
Ao longo dos três dias do evento, a conferência contará com painéis e debates de alto nível sobre temas estratégicos para o sector, incluindo inovação e novas tecnologias, sustentabilidade, tendências de mercado, desenvolvimento de novos produtos e o papel da bioeconomia na transição energética.
A evolução económica da Europa e os desafios que enfrenta num cenário em transformação serão também temas centrais. O evento analisará os principais desafios e estratégias para a recuperação e crescimento nos próximos cinco anos, abordando questões como o impacto das tensões entre o Oriente e o Ocidente na economia europeia e o papel da política comercial dos EUA na definição dos fluxos globais.
A realização deste evento em Portugal reforça o papel do nosso país como um player estratégico na cadeia de valor global do sector, demonstrando a capacidade da indústria nacional para liderar em inovação e sustentabilidade.
Agricultura e Mar