Início / Agricultura / Nasce a 6ª vitela de raça Algarvia por transferência de embriões

Nasce a 6ª vitela de raça Algarvia por transferência de embriões

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que nasceu no dia 26 de Julho mais uma vitela de raça Algarvia, gerada por transferência de embriões, no âmbito do plano de recuperação da raça bovina Algarvia. Este é o 6º animal a nascer através deste projecto.

O plano de recuperação da raça bovina Algarvia, que tem como objectivo evitar a extinção desta raça autóctone portuguesa, está a ser desenvolvido pela ASCAL — Associação de Criadores de Gado do Algarve, entidade gestora do Livro Genealógico da raça, com o apoio da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e do BPGA (Banco Português de Germoplasma Animal) e envolve acções de conservação da raça, tais como registo em Livro Genealógico, inseminação artificial, transferência de embriões, exposições e divulgação da raça, refere uma nota de imprensa da DGAV.

Actualmente, existem apenas 21 animais Registados no Livro Genealógico da raça bovina Algarvia, distribuídos por explorações em Lagos, Silves e Tavira, pelo que este projecto não só visa aumentar o número de animais, mas também manter a variabilidade genética da raça, essencial para sua sustentabilidade a longo prazo, adianta a mesma nota.

“Para o sucesso de recuperação desta raça, essencial para a valorização da biodiversidade e resiliência ambiental, como um motor para o desenvolvimento socioeconómico local, muito tem contribuído a utilização de sémen de touros Algarvios e embriões conservados no Banco Português de Germoplasma Animal”, reforça a DGAV.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IV Congresso Ibérico Agropecuário. Veja ou reveja online

Partilhar              O IV Congresso Ibérico Agropecuário, uma organização conjunta da CAP — Confederação dos Agricultores de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.