Casas agrícolas, produtores e marcas vitivinícolas do concelho do Cartaxo, artesãos, empresas e associações, aceitaram o convite da Câmara Municipal para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, que se celebra no dia 13 de Novembro, domingo.
Assim, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, o Museu Rural e do Vinho estará aberto gratuitamente para quem queira conhecer ou rever a sua colecção permanente, descobrir ou adquirir os “vinhos de excelência ou trocar impressões quem os produz e conhece como ninguém”, refere uma nota de imprensa da autarquia do Cartaxo.
A doçaria regional e o artesanato com forte ligação à componente de vinhos e gastronomia, estarão também presentes na mostra de produtos do concelho.
Para os mais pequenos, haverá teatro para a infância, também com entrada livre, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, mesmo ao lado do Museu,” é a A Castanha Brincalhona que vai chegar às 16h00, de modo bem interactivo, com um espectáculo sobre as tradições do magusto. O mesmo magusto que pode provar por si mesmo – é que vai haver castanha assada para degustar ao longo do dia”, adianta a mesma nota.
Museu Rural e do Vinho
O Museu Rural e do Vinho do Cartaxo abriu as suas portas a 23 de Novembro de 1985, com o principal intuito de valorizar e divulgar as tradições associadas ao mundo rural, em particular à cultura da vinha e à produção do vinho.
O museu possui diferentes espaços temáticos, a começar pela exposição permanente “À Descoberta da Cultura Rural”, que apresenta os elementos geográficos, etnográficos e históricos do concelho. Nesta secção podem ser apreciados também objectos associados ao fabrico do pão e do azeite.
Produtores presentes:
- Adega Cartaxo
- Sociedade Agrícola Casal do Conde
- Dois Carvalhos
- Lambéria’s
- Vinhos Franco
- Pitada Verde
- Golden Grape – Quinta dos Filipes
- Os Quarentões
- Os Cinquentões
- Bolinhos Caseiros
- Nony Art
- Wood Working
- Duuras
Agricultura e Mar