A Marinha, através do Museu de Marinha, apresentou uma candidatura ao “Programa Valorizar” gerido pelo Turismo de Portugal, que tem como objectivo a regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e a valorização do património cultural português, com foco nos investimentos para a acessibilidade.
O Museu de Marinha apresentou a sua candidatura através de várias iniciativas de modo torná-lo um equipamento cultural, turístico e didáctico acessível a todos, através da criação de uma comunicação adaptada aos mais diferentes públicos e necessidades.
Acções propostas
As acções propostas, para além de dinâmicas para a modernização, melhoria e adaptação da comunicação do Museu de Marinha, pretendem a criação de estruturas de inclusão que promovam a acessibilidade física e cognitiva e, consequentemente, uma visita autónoma, mais atraente e agradável para o visitante.
O Museu de Marinha tem como missão a conservação e a exposição de peças que constituam documentos do passado marítimo dos portugueses e dos serviços por si prestados, à civilização e ao progresso da humanidade.
Parte da sua actividade é manter uma exposição aberta ao público para visita do seu espólio. Esta candidatura será focada no futuro daquele que é o elemento de salvaguarda e exposição da herança e da identidade, não apenas marítima, mas também histórica de Portugal, diz a Marinha em nota de imprensa.
Agricultura e Mar Actual