Início / Empresas / Municípios do Alto Alentejo reconhecem importância da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid

Municípios do Alto Alentejo reconhecem importância da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), presidida por Hugo Pereira Hilário, reconheceu esta quinta-feira, 12 de Agosto, em reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, a importância que os investimentos a realizar para a concretização das ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid, têm para o desenvolvimento da região.

Relembre-se que, em Janeiro deste ano, o ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, na comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, anunciou estar em construção a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, que estará concluída até Dezembro de 2023, com o objectivo de “ligar o País e não apenas as capitais portuguesa e espanhola”.

O projecto da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, que prevê uma velocidade máxima de 350 quilómetros/hora, tem vindo a ser falado há vários anos e foi suspenso em 2011 devido à crise económica.

Por outro lado, segundo avançou o Dinheiro Vivo, em Junho último, Espanha defende a ligação por um comboio diurno com a duração de sete horas e 25 minutos e que não é mais do que o prolongamento da ligação que já existe entre Madrid-Badajoz operada pela Renfe.

Durante a reunião intermunicipal, que decorreu no Mosteiro da Flor da Rosa, no Crato, e que reuniu os vários representantes autárquicos do Alto Alentejo, foi ainda realizado um ponto de situação das compensações financeiras adoptadas no sector do transporte público de passageiros, destinadas à mitigação do impacto das medidas de emergência previamente tomadas face à situação pandémica actual.

“Wi-Fi Turismo@Alto Alentejo”

Outro dos pontos de trabalho abordados nesta sessão, conduzida por Hugo Pereira Hilário, foi a abertura do procedimento para aquisição de Serviços de Desenvolvimento Aplicacional no âmbito do projecto “Wi-Fi Turismo@Alto Alentejo”, financiado pelo Programa Valorizar, que tem como beneficiário líder do projecto, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. A presente aquisição será realizada no âmbito de um agrupamento de entidades adjudicantes (CIMAA/ERT).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.