Início / Empresas / Municípios do Alto Alentejo reconhecem importância da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid

Municípios do Alto Alentejo reconhecem importância da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), presidida por Hugo Pereira Hilário, reconheceu esta quinta-feira, 12 de Agosto, em reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, a importância que os investimentos a realizar para a concretização das ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid, têm para o desenvolvimento da região.

Relembre-se que, em Janeiro deste ano, o ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, na comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, anunciou estar em construção a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, que estará concluída até Dezembro de 2023, com o objectivo de “ligar o País e não apenas as capitais portuguesa e espanhola”.

O projecto da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, que prevê uma velocidade máxima de 350 quilómetros/hora, tem vindo a ser falado há vários anos e foi suspenso em 2011 devido à crise económica.

Por outro lado, segundo avançou o Dinheiro Vivo, em Junho último, Espanha defende a ligação por um comboio diurno com a duração de sete horas e 25 minutos e que não é mais do que o prolongamento da ligação que já existe entre Madrid-Badajoz operada pela Renfe.

Durante a reunião intermunicipal, que decorreu no Mosteiro da Flor da Rosa, no Crato, e que reuniu os vários representantes autárquicos do Alto Alentejo, foi ainda realizado um ponto de situação das compensações financeiras adoptadas no sector do transporte público de passageiros, destinadas à mitigação do impacto das medidas de emergência previamente tomadas face à situação pandémica actual.

“Wi-Fi Turismo@Alto Alentejo”

Outro dos pontos de trabalho abordados nesta sessão, conduzida por Hugo Pereira Hilário, foi a abertura do procedimento para aquisição de Serviços de Desenvolvimento Aplicacional no âmbito do projecto “Wi-Fi Turismo@Alto Alentejo”, financiado pelo Programa Valorizar, que tem como beneficiário líder do projecto, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo. A presente aquisição será realizada no âmbito de um agrupamento de entidades adjudicantes (CIMAA/ERT).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.