O município francês de Fontenay-sous-Bois, com a qual a Marinha Grande é geminada desde 1984, vai doar 5.800 euros à autarquia portuguesa para ajudar a reflorestar o Pinhal de Leiria. Serão assim plantadas 50.000 árvores, número correspondente aos habitantes do concelho de Fontenay-sous-Bois.
Troca de conhecimentos
No dia 17 de Novembro de 2017 foi realizada uma reunião entre elementos do executivo da Câmara Municipal, técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e representantes do Município de Fontenay-sous-Bois, onde foram trocados conhecimentos e experiências relativas à gestão florestal, para o planeamento do futuro do Pinhal de Leiria, após o incêndio de 15 e 16 de Outubro.
Foi anunciado pelos representantes daquela autarquia, a intenção de apresentarem ao respectivo Conselho Municipal uma proposta que previa a oferta à Marinha Grande de 50.000 árvores, número correspondente aos habitantes do concelho de Fontenay-sous-Bois.
Nesse sentido, foi recebida uma comunicação do Município de Fontenay-sous- Bois, dando conhecimento da intenção de financiar a aquisição de árvores para a reflorestação do Pinhal de Leiria, consumido em cerca de 86% pelo incêndio que assolou a região de Leiria.
Agricultura e Mar Actual