A empresa que tem feito prospecções de ferro em Moncorvo desde 2008 pediu ao Estado a concessão de uma licença de exploração de minério de ferro, o que representa um importante investimento no concelho, refere o secretário de Estado da Energia em nota.
A empresa em causa, a MTI Ferro de Moncorvo, sediada em Bragança, detém os direitos de exploração da concessão das minas de ferro de Moncorvo, por um período de 60 anos. O desenvolvimento do sector dos recursos geológicos é uma das prioridades do Governo.
A população activa no concelho de Moncorvo é de 3.100 pessoas, das quais apenas 2.800 estão empregadas.
O número de postos de trabalho a criar, previstos pela empresa a partir do 8.º ano de exploração representa 18% da população activa, sendo a estimativa de postos de trabalho directos e indirectos perto de 50% da população activa do concelho.
De acordo com os estudos realizados pela empresa, prevê-se que seja atingida uma produção de 2.200 mil toneladas, destinada exclusivamente ao mercado internacional. A ser atingida esta produção, representará 0,2% do valor total das exportações nacionais e 0,07% do PIB.
Agricultura e Mar Actual