Início / Agricultura / Ministro do Ambiente garante que vão ser libertados mais linces em 2016

Ministro do Ambiente garante que vão ser libertados mais linces em 2016

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmou que o nascimento de crias de lince-ibérico no Vale do Guadiana é “a prova do sucesso do trabalho que está a ser feito”, desde Dezembro de 2014, “e que está a devolver uma espécie a Portugal”, na libertação de mais um lince na natureza, em Mértola.

E anunciou que, ao longo do ano, vão ser soltos na natureza mais alguns linces, mas advertiu que “nunca podemos cantar vitória numa coisa destas, é sempre um a um, por isso é que eles também são lançados um a um e continuam a reproduzir-se em cativeiro”.

João Matos Fernandes disse ainda – respondendo a perguntas da imprensa – que a existência deste animal selvagem em liberdade é compatível com a caça: “Esta é uma zona de caça e, por ser uma zona de caça, tem alimento para o lince”.

Por ser uma zona de caça, o animal “pode ser aqui lançado, ao contrário de outras áreas, até com um valor mais simbólico, onde, por ausência de actividade humana, não existe possibilidade de poder lançar o lince”.

O animal, nascido no Centro de Reprodução de Zarza de Granadilla, em Espanha, em 2015, foi libertado no Monte do Milhouro (Herdade da Sela), tornando-se o 18.º animal da espécie já solto no Parque Natural do Vale do Guadiana.

Primeira cria de lince-ibérico nascida no Vale do Guadiana

O ministro recordou que “este é um trabalho que começou a ser pensado em 2004”, e os linces “começaram a ser soltos desde 2014”, realçando que “é muito gratificante saber que, além dos 18 linces devolvidos à natureza, já nasceram crias sem ser em cativeiro”.

A 5 de Maio, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou ter confirmado a existência da primeira cria de lince-ibérico nascida no Vale do Guadiana. No dia 12, o ICNF divulgou o nascimento de uma segunda ninhada da espécie, constituída por, pelo menos, duas crias.

O ministro reafirmou que o Governo está a preparar um plano para reintroduzir o lince-ibérico na Serra da Malcata – o seu último habitat antes da extinção no território português -, o que poderá acontecer dentro de alguns anos.

Ver também: Primeira cria de Lince Ibérico na natureza confirmada em Portugal

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Vespa Velutina mostra resultados e estratégia no combate à inimiga das abelhas

Partilhar              O Fórum Vespa Velutina – Lisboa Atlantic POSitiVE realiza-se no próximo dia 31 de Maio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.