A rotina no Verão é mais leve. É quando convivemos com amigos e família até ao anoitecer, revisitamos alguns dos nossos lugares preferidos, aproveitamos a água do mar até ao pôr do Sol e também quando apostamos mais na simplicidade e em refeições práticas.
Os meses de Verão trazem dias mais longos e de lazer onde nos podemos aventurar na cozinha e sermos criativos nas refeições, tirando partido de ingredientes frescos e saudáveis, que costumamos ter em casa, refere uma nota de imprensa da Montiqueijo.
Assim, para facilitar nos dias de calor em que não sabemos o que cozinhar e procuramos refeições e lanches rápidos, a produtora portuguesa sugere duas receitas fáceis e deliciosas com queijo fresco.
Massa Napolitana com Queijo Fresco
Tempo de preparação: 20 minutos
Nível de dificuldade: Fácil
Para 2 pessoas
Ingredientes:
• 2 Queijos Frescos Tradicional Montiqueijo de 200g
• 2 Tomates maduros
• 1 Folha de louro
• 1 Cebola
• 2 Dentes de alho
• Azeite q.b.
• 1 Embalagem de massa penne de 500g
• Coentros ou salsa a gosto
Modo de preparação:
1. Numa panela, refogue a cebola, o louro e o alho em azeite.
2. Quando estiver dourado, coloque o tomate pelado cortado aos pedaços e deixe refogar durante mais uns minutos.
3. Acrescente água e sal. Quando a água estiver a ferver, adicione a massa e deixe a cozinhar entre 8 a 10 minutos.
4. Quando a massa estiver pronta, coloque no prato e disponha o Queijo Fresco Montiqueijo em pedaços por cima.
5. Salpique com coentros ou salsa picados e a Massa Napolitana com Queijo Fresco está pronta a servir.
Bagel de Queijo Fresco, Salmão, Tomate, Rúcula e Abacate
Tempo de preparação: 5 minutos
Nível de dificuldade: Fácil
Para 2 pessoas
Ingredientes:
• 1 Queijo Fresco Magro Montiqueijo de 85g
• 2 Pães bagel
• 2 Fatias de salmão fumado
• 1 Abacate
• 1 Tomate
• Rúcula a gosto
Modo de preparação:
1. Abra o Queijo Fresco Magro Montiqueijo e corte-o em fatias.
2. De seguida, descasque o abacate e corte-o também em fatias, bem como o tomate.
3. Disponha sobre o pão Bagel as fatias de abacate, de tomate e do Queijo Fresco Magro Montiqueijo e, por fim, o salmão fumado e a rúcula a gosto.
Montiqueijo
Fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte na região saloia, a Montiqueijo – Queijos de Montemuro é actualmente uma das principais empresas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado, com selo Portugal Sou Eu.
Em 1999 nasce a Agroleite situada em Canha, no Montijo, uma empresa dedicada à produção de leite que actualmente reúne mais de 1500 animais. Hoje, as duas empresas formam o Grupo Montiqueijo, e desta forma a Montiqueijo torna-se na única marca do sector com o circuito completo do processo produtivo, ou seja, produz o cereal que alimenta os animais, cria e cuida das vacas leiteiras, realiza a recolha e controlo do leite, que é a matéria-prima na sua produção dos queijos, e por fim, realiza o embalamento do produto final.
Pioneira a retirar o cincho dos seus queijos em 1998, a Montiqueijo conseguiu uma redução em grande escala do plástico utilizado (menos 40-60 toneladas por ano), em 2019 a empresa voltou a conseguir reduzir o plástico das suas actuais embalagens em 30%, tornando-as menos espessas.
Foi também a primeira empresa do seu sector a instalar um sistema fotovoltaico que se destina ao autoconsumo e que permite actualmente 15% de auto-suficiência (média mensal). Com os 628 painéis solares instalados, produz 146 toneladas de queijo com recurso exclusivo de energia solar, consequentemente reduz as suas emissões de dióxido de carbono de forma significativa.
Agricultura e Mar