O projecto Biocomp 3.0 promove um dia aberto, dedicado aos agricultores na Estação de Bombagem do Foja, em Montemor-o-Velho, a realizar-se no dia 28 de Maio de 2024.
O tema será “Controlo do jacinto-de-água e sua valorização segura – novas tecnologias de apoio” e terá como objectivos sensibilizar os agricultores para os constrangimentos locais e custos sociais apresentados pela planta invasora jacinto-de-água, promover a consciencialização sobre a importância da prevenção da propagação do jacinto-de-água e apresentar novas tecnologias de apoio à monitorização da propagação do jacinto-de-água e tomada de decisão no seu controlo.
Conheça o programa aqui.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.
Projecto Biocomp 3.0
O projecto Biocomp 3.0 identifica três problemas fundamentais relacionados com: a baixa fertilidade dos solos; a gestão deficiente de resíduos orgânicos; e a falta de soluções economicamente viáveis e seguras para o controlo eficaz de plantas exóticas invasoras aquáticas, nomeadamente jacinto-de-água (Pontederia crassipes).
É com estas 3 preocupações presentes que o projecto BioComp 3.0 visa conciliar a necessidade de controlo físico do jacinto-de-água, à recuperação e aproveitamento dos nutrientes que esta espécie concentra, respeitando os princípios da Economia Circular, transformando a biomassa da planta invasora em compostos orgânicos equilibrados, com qualidade para a agricultura.
Através do valor dos compostos produzidos é possível aliviar a factura dos custos com o seu controlo e, ao mesmo tempo, aumentar a fertilidade e resiliência dos solos por via do aumento do teor em matéria orgânica, garantem os responsáveis pelo projecto.
Saiba mais sobre o Biocomp 3.0 aqui.
Agricultura e Mar