O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou esta quarta-feira, 29 de Novembro, a empresa Balanças Marques, que considera como um bom exemplo da vitalidade da economia portuguesa. “A Balanças Marques é um exemplo de como a indústria portuguesa está a crescer”, referiu o ministro da Economia durante a visita que fez no âmbito da comemoração do cinquentenário da empresa.
“A Balanças Marques é uma empresa já com 50 anos mas que está a apresentar um forte crescimento, só este ano vai crescer perto dos 20%, e que exporta para vários mercados. Portugal teve em 2016 um crescimento de 11,5% nas exportações e esta é uma boa amostra de uma empresa que está a ter um crescimento muito interessante nas exportações, na produção e no investimento, e de como as empresas exportadoras estão a contribuir para o crescimento da economia, do investimento e do emprego no nosso País”, acrescentou Manuel Caldeira Cabral.
Destacando o facto da Balanças Marques ter sido eleita a terceira melhor empresa do Mundo, “a concorrer com empresas muito maiores, alemãs, francesas ou americanas”, Manuel Caldeira Cabral considera que isso só é possível porque “faz um produto de alta qualidade, de muita precisão, com muita tecnologia”.
O ministro acrescentou ser muito interessante a empresa “não só ter desenvolvido balanças que estão ao nível das melhores do Mundo, mas ter desenvolvido internamente também toda a cadeia de software, distribuição, etc., o que lhe permite ter produtos excelentes, que estão a ter sucesso internacionalmente, não só na Europa mas em todo o mundo, estando a expandir-se para novos mercados, nomeadamente, a América do Sul”.
Novas instalações por 4M€
Para o CEO da Balanças Marques, Francisco Marques, “a visita do ministro da Economia é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido no último meio século em prol da economia local e nacional, e também do excelente exemplo que temos sido enquanto empresa exportadora e com uma forte presença internacional”, salientando o facto de acontecer “num momento tão significativo para a Balanças Marques, com a comemoração do 50º aniversário e com a entrada em funcionamento de novas instalações, que representam o culminar de um investimento de 4 milhões de euros nos últimos dois anos”.
Este investimento permitiu dotar a empresa de espaços renovados para o departamento de apoio ao cliente, departamento de investigação e desenvolvimento, unidades de produção e montagem, unidades de armazenamento e expedição, cabine de pintura de básculas e parque de estacionamento para clientes, entre outros.
Com a ampliação e melhoria das suas infra-estruturas, a empresa bracarense pretende manter-se na vanguarda e destacar-se enquanto empresa de referência num sector tão competitivo como o da pesagem.
A Balanças Marques tem sede em Braga e instalações em Lisboa, Espanha, França, Brasil e China, países onde possui empresas próprias para distribuição ou desenvolvimento.
Agricultura e Mar Actual