O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou que o sector mineiro em Portugal está “a mexer e bem” e destacou que o Governo deu “um dinamismo grande e um avanço importante” a novos projectos.
Em Aljustrel, na cerimónia de inauguração do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, o ministro realçou a existência de vários projectos que estão a avançar da prospecção para a exploração “de forma muito promissora”.
“O que queremos é que avancem e criem emprego”, acrescentou Manuel Caldeira Cabral, sublinhando que o Governo deu muita relevância ao aspecto do conhecimento da riqueza do subsolo: “o conhecimento do que é o nosso subsolo é o conhecimento do que é a nossa riqueza e a riqueza que está debaixo da terra e que não sabemos que lá está não é coisa nenhuma”.
Mapear a riqueza debaixo da terra
A capacidade de identificar e mapear a riqueza que está debaixo da terra é o “potencial que vai trazer investidores e criar empregos e futuro, num sector que está a ter um presente muito mais promissor do que tinha há uns anos, mas que Portugal quer que tenha um futuro muito mais promissor ainda”, frisou Manuel Caldeira Cabral.
O Centro de Estudos Geológicos e Mineiros tem desempenhado um papel fundamental na identificação, valorização e promoção da exploração dos recursos mineiros em Portugal.
Agricultura e Mar Actual