O Governo português defendeu na reunião do Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da União Europeia (Agrifish), face ao actual contexto, a “importância de dar estabilidade e previsibilidade aos agricultores”. Apelou a que se prossiga com a “simplificação e a desburocratização e a que se reforcem os apoios para o crescimento da produtividade” com o objectivo de se melhorar os rendimentos dos agricultores.
“Não posso deixar aqui de mencionar o papel da investigação e inovação, da digitalização e da automatização para o reforço da competitividade do nosso sector agrícola”, referiu José Manuel Fernandes no primeiro Conselho Agrifish em que participou como ministro da Agricultura e Pescas.
Por outro lado, enfatizou que os agricultores têm de “receber o preço justo por aquilo que produzem” havendo a necessidade de encontrar o equilíbrio na cadeia de valor, sendo “necessário que se avance para um observatório europeu e para medidas que combatam práticas comerciais desleais”. Nos acordos comerciais é necessário aplicar o princípio da reciprocidade, realça um comunicado de imprensa do da Agricultura.
Agricultura e Mar