A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário deslocaram-se ao Algarve para uma visita de dois dias, quinta e sexta-feira, dia 18, em que a transferência de conhecimento das universidades para a pesca e aquacultura e o lançamento das medidas do programa Mar 2020 dirigidas à aquacultura e à inovação, constituíram o enfoque principal.
A visita de trabalho iniciou-se com uma reunião com o Reitor da Universidade do Algarve, António Branco, seguindo-se o contacto directo com os investigadores da área do mar e a apresentação dos centros de investigação em Mar da UALG: CIMA, CCMAR e CRIA.
O projecto da start up Acipenser, uma spin-off da Universidade do Algarve, com a marca Caviar Portugal, de produção de esturjão, fez parte desta visita à UALG.
A Ministra do Mar reuniu ainda com a CI-AMAL – Comunidade Intermunicipal da Associação de Municípios do Algarve, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, tendo como tema, a descentralização, as políticas do mar e a proximidade da intervenção municipal nos domínios dos portos e frentes ribeirinhas.
Empresas inovadoras
Na sexta-feira, Ana Paula Vitorino e José Apolinário, prosseguiram a visita de trabalho ao Algarve com um dia dedicado às empresas, ao “fazer acontecer” da Economia do Mar, tomando conhecimento das empresas do sector e de projectos inovadores.
A ministra do Mar visitou a Sparos, empresa spin-off de rações para aquacultura, a Sun Concept, empresa que produziu um protótipo de embarcação a energia solar, a Conserveira do Sul, empresa de conservas e patés de peixe, com uma grande aposta na exportação, e a Nautiber, empresa de construção de barcos de recreio e de pesca, em Vila Real de Santo António.
A visita terminou com uma reunião de trabalho com o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes sobre a requalificação da frente ribeirinha vilarealense.
Agricultura e Mar Actual