A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside amanhã, 25 de Maio, pelas 9h30, à Sessão de Abertura da Conferência “Douro – Um Canal para o Território”, uma iniciativa promovida pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Após a abertura da Conferência, pelas 10h30 a Ministra irá inaugurar a reabilitação do Cais da Régua, a beneficiação de uma infra-estrutura que teve como objectivo melhorar a acessibilidade e fruição local, bem como os níveis de segurança e conforto, no embarque e desembarque de passageiros.
Pelas 11 horas decorrerá a cerimónia de inauguração do Centro do Controlo da Via Navegável do Douro, no edifício da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. Logo de seguida, pelas 11h30, será apresentado o plano de Gestão de Segurança e Emergência no rio Douro, integrado no RIS – River Information Service.
Via Navegável do Douro
O novo Centro de Controlo da Via Navegável do Douro e o plano de Gestão de Segurança e Emergência do rio Douro fazem parte da segunda fase de execução do “Douro’s Inland Waterway 2020”, que teve início em 2016 e que inclui dois grandes projectos: o “Safer and Sustainable Accessibility” (SSA) e o “River Information Services” (RIS).
O SSA envolve um investimento de 10,089 milhões de euros, com uma taxa de financiamento comunitário de 85%. Já o RIS teve um investimento de 2,733 milhões de euros, com uma taxa de financiamento comunitário de 85%.
Recorde-se que, com um com um orçamento global de 76 milhões de euros, o projecto “Douro’s Inland Waterway 2020” pretende melhorar as condições de segurança e os sistemas de comunicação e de informação ao longo de toda a Via Navegável, corrigir os constrangimentos no canal e nas eclusas de navegação, e criar condições para que mais empresas possam usar o Douro como meio de transporte.
Agricultura e Mar Actual