Início / Agenda / Ministra do Mar dá luz verde à modernização do VTS dos Portos de Lisboa e Setúbal

Ministra do Mar dá luz verde à modernização do VTS dos Portos de Lisboa e Setúbal

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, determinou a abertura do concurso para a modernização do VTS dos Centros de Controlo de Tráfego Marítimo dos Portos de Lisboa e de Setúbal, um dos objectivos inscritos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária”, de ambos os portos.

O lançamento do concurso público, com publicidade internacional, da responsabilidade das duas administrações portuárias, APL e APSS, ocorrerá ainda em Janeiro e tem um valor total de 1,6 milhões de euros (valores de referência de 950 mil euros para o VTS de Lisboa e 650 mil euros para o VTS de Setúbal).

Actualização da infra-estrutura informática

O projecto de modernização do sistema VTS consiste na actualização da infra-estrutura informática a nível de hardware e software dedicados dos Centros de Controlo de Tráfego Marítimo, visa aumentar a eficiência e segurança da navegação marítima nas manobras e tráfego nos portos e assegurar a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo marítimo.

O VTS (vessel traffic system) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, que permite fazer o acompanhamento dos navios em todo o seu trajecto na área de jurisdição portuária e gera informação associada à escala do navio, assegura comunicações e é interface em situações de emergência, explica um comunicado do Ministério do Mar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.