A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou em Oeiras a constituição do Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Com a participação de 65 entidades representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado, o InovTechAgro terá competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização agrária, em todo o território nacional e constitui um “claro sinal da enorme mobilização do sector agro-florestal em torno de uma temática que se revela fundamental para a competitividade do nosso País”.
A cerimónia contou também com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
“Sector mais inteligente, seguro, moderno e sustentável”
“O InovTechAgro visa promover um sector mais inteligente, seguro, moderno e sustentável, reforçando as medidas de protecção ambiental e luta contra as alterações climática. Preocupações já sentidas antes, reforçadas por esta pandemia e tão importantes no seio da Política Agrícola Comum no período pós 2020”, sublinhou Maria do Céu Antunes.
A titular da pasta da Agricultura acrescentou ainda que “este é um exemplo onde a inovação e a congregação de esforços de várias entidades demonstra que todos juntos estamos mais capacitados para os desafios que a todo o momento nos são colocados”.
A constituição do Centro de Competências InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agrofloresta, que hoje, 16 de Setembro, se iniciou “demonstra a importância de trabalhar em rede, promovendo um sector mais inovador, seguro, moderno e sustentável, reforçando as medidas de protecção ambiental e luta contra as alterações climáticas”, realça o gabinete de Maria do Céu Antunes.
Agricultura e Mar Actual