Os serviços do Ministério da Agricultura deslocaram-se hoje, 8 de Julho, ao concelho de Sabrosa para efectuarem a avaliação dos prejuízos ocorridos na sequência da queda de granizo que fustigou o território nas últimas horas e que, segundo queixas dos vitivinicultores e dos autarcas locais, provocou graves prejuízos em vinhas de pelo menos 11 aldeias do concelho. E vai ver se a situação “enquadrável nalgum tipo de apoio disponível”.
O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, tinha afirmado que ia pedir para que os técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) se deslocassem “o mais rapidamente possível ao terreno para efectuarem uma avaliação dos estragos”. José Marques referiu ainda que a força da água “era tremenda” e também provocou estragos na parte baixa da sede de concelho.
O Ministério da Agricultura salienta em nota de imprensa que subsidia anualmente um sistema de seguros agrícolas que cobre este tipo de riscos, disponibilizando para o efeito uma verba de 8 milhões de euros em apoio público.
“Após o levantamento dos prejuízos, os serviços do Ministério da Agricultura farão a análise dos dados recolhidos e tratarão de verificar se alguma das situações é enquadrável nalgum tipo de apoio disponível”, avança a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual