Início / Agricultura / Ministério da Agricultura avalia prejuízos do granizo em Sabrosa

Ministério da Agricultura avalia prejuízos do granizo em Sabrosa

Os serviços do Ministério da Agricultura deslocaram-se hoje, 8 de Julho, ao concelho de Sabrosa para efectuarem a avaliação dos prejuízos ocorridos na sequência da queda de granizo que fustigou o território nas últimas horas e que, segundo queixas dos vitivinicultores e dos autarcas locais, provocou graves prejuízos em vinhas de pelo menos 11 aldeias do concelho. E vai ver se a situação “enquadrável nalgum tipo de apoio disponível”.

O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, tinha afirmado que ia pedir para que os técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) se deslocassem “o mais rapidamente possível ao terreno para efectuarem uma avaliação dos estragos”. José Marques referiu ainda que a força da água “era tremenda” e também provocou estragos na parte baixa da sede de concelho.

O Ministério da Agricultura salienta em nota de imprensa que subsidia anualmente um sistema de seguros agrícolas que cobre este tipo de riscos, disponibilizando para o efeito uma verba de 8 milhões de euros em apoio público.

“Após o levantamento dos prejuízos, os serviços do Ministério da Agricultura farão a análise dos dados recolhidos e tratarão de verificar se alguma das situações é enquadrável nalgum tipo de apoio disponível”, avança a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.