Início / Agricultura / Ministério da Agricultura aprova investimento de 458 mil euros para reabilitação de regadios tradicionais

Ministério da Agricultura aprova investimento de 458 mil euros para reabilitação de regadios tradicionais

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou hoje quatro projectos para a reabilitação e modernização de regadios colectivos tradicionais, nos concelhos de Vale de Cambra, Viseu e Vinhais.

Com um montante total de investimento de 458 mil euros, os projectos hoje homologados são financiados a 100% no âmbito da Operação 3.4.2 “Melhoria da eficiência dos regadios existentes”, do PDR 2020.

Vale de Cambra

No concelho de Vale de Cambra, o projecto é promovido pela Junta de Agricultores de Cavião e visa a reabilitação do regadio tradicional de Cavião, beneficiando uma área de 35 hectares e 141 beneficiários. Prevê uma poupança de água superior a 20% e terá um investimento de 160.840 euros, refere uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura.

Viseu

No concelho de Viseu, o projecto é promovido pela Junta de Freguesia de Bodiosa e tem como objectivo a modernização do sistema de regadio da Poça da Presa. Irá beneficiar uma área de 7 hectares e 26 beneficiários, passando de um sistema de gravidade para um sistema de rega de pressão, o que aumentará a eficiência da utilização da água. O montante total do investimento aprovado é de 74.354 euros.

Vinhais

Já no concelho de Vinhais foram homologados dois projectos. Um deles é promovido pela Junta de Agricultores de Vila Verde e visa a reabilitação do regadio tradicional de Vila Verde. Irá beneficiar 36,69 hectares e 38 beneficiários e prevê-se que permita uma poupança de água de cerca de 50%, sendo o montante total do investimento aprovado de 129.272 euros.

O outro projecto é promovido pela Junta de Agricultores de Santa Cruz, com vista à reabilitação do regadio tradicional de Santa Cruz, e tem uma área beneficiada de 24,10 hectares e 39 beneficiários. Também neste caso se prevê uma poupança de água de cerca de 50%, sendo o montante total do investimento aprovado de 93.636 euros.

“O regadio público colectivo, eficiente e sustentável, tem sido, desde sempre, uma prioridade para o Governo, dado o seu papel fundamental para que a agricultura portuguesa continue o caminho da modernização, desenvolvimento e competitividade, e estes quatro projectos vêm reflectir isso mesmo”, explica a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.