Início / Economia / Millennium BCP: exportações e investimento aceleram crescimento do PIB para 2,8%

Millennium BCP: exportações e investimento aceleram crescimento do PIB para 2,8%

O produto interno bruto (PIB) português deverá ter acelerado no quarto trimestre, impulsionado pelo “forte desempenho das exportações e do investimento, num contexto de manutenção da robustez do consumo privado”, diz a última análise de conjuntura do Millennium BCP.

“Caso a nossa previsão se materialize, o crescimento da economia em 2017 cifrar-se-á em 2,8%, o que a verificar-se constituiria o melhor desempenho desde 2000”, pode ler-se no documento.

Segundo o analista José Maria Brandão de Brito, de acordo com “a nossa projecção, o PIB de Portugal deverá apresentar uma taxa de variação em cadeia de 0,9% no quarto trimestre de 2017, o que representa uma aceleração face à expansão de 0,5% no período anterior. Em termos homólogos, espera-se um avanço do ritmo de expansão, de 2,5% para 2,7%”.

José Maria Brandão de Brito acrescenta que a eventual subida do crescimento homólogo decorre da projecção de recuperação do contributo da procura externa líquida de valores negativos para ligeiramente positivos, evolução determinada pela forte aceleração das exportações.

Procura interna com crescimento robusto

Paralelamente, os analistas do Millennium BCP esperam que a procura interna mantenha um ritmo de crescimento robusto, sobretudo ao nível do investimento fixo.

“A solidez da dinâmica subjacente da economia sugere o prolongamento da trajectória de recuperação da actividade nos próximos trimestres, especialmente se o contexto externo prosseguir favorável”, diz José Maria Brandão de Brito.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Agripreneurship. Nestlé Portugal partilha conhecimentos sobre agricultura regenerativa com estudantes universitários

Partilhar              A Nestlé Portugal organizou, pelo terceiro ano consecutivo, o Agripreneurship Bootcamp, que contou com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.