O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Outubro de 2017 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), nas suas previsões agrícolas, em 30 de Setembro, estima que no milho de regadio cerca de metade da área semeada tenha já sido colhida e prevê um aumento de produtividade de 5%.
De uma forma geral, os dias quentes e secos favoreceram o desenvolvimento da cultura e, exceptuando algumas situações de menor disponibilidade, “foi possível garantir as necessidades hídricas das plantas, prevendo-se um aumento de produtividade de 5%, face a 2016”, dizem os analistas do INE.
Níveis de humidade muito inferiores ao normal
De referir que o milho está a ser colhido com níveis de humidade muito inferiores ao normal, havendo inclusivamente situações de milho colhido seco o que, apesar de evitar a passagem pelo secador (e, consequentemente, se conseguir uma redução dos custos), se traduz geralmente numa diminuição da qualidade da colheita, com um elevado número de grãos partidos à saída da ceifeira.
O INE informa que as actuais previsões não fazem referência a eventuais impactos dos incêndios de 15 de Outubro em áreas agrícolas e de pastagens, por se reportarem a 30 de Setembro.
Agricultura e Mar Actual