A Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu saiu vencedora, no dia 16 de Setembro de 2018, em Albufeira, na grande gala final do concurso 7 Maravilhas à Mesa promovido pela RTP.
“Esta vitória tem um significado muito importante para a economia do concelho, pois, além de representar mais um passo na valorização dos produtos de excelência, constitui-se como um motivo de atracão turístico”, salienta fonte institucional da autarquia de Mirandela.
Esta Mesa “congrega a gastronomia e receituário com história, num edifício que conta histórias, agregado a um museu de curiosidades, com peças únicas, uma loja, uma adega, um lagar e enquadrados numa aldeia que integra a Rede Natura 2000 – a Mata do Quadraçal, percurso pedestre associado à temática da cortiça e do granito, que ‘agarra’ as aldeias circundantes como por exemplo os Avantos e que liga o rural ao urbano através da Rota dos Cavaleiros da Ordem de Malta cujo percurso se inicia na cidade de Mirandela (junto à Ponte) até ao Caminho dos Marcos que nos leva a Jerusalém do Romeu”, acrescenta a autarquia.
Tostadinhos Alheira de Mirandela como entrada
Esta Mesa concorreu com uma ementa histórica composta pelos Tostadinhos Alheira de Mirandela como entrada, Bacalhau à Romeu, prato mítico da Maria Rita uma receita com história da família Menéres, como prato de peixe e Sopa Seca, prato distintivo da expressão do território e sua autenticidade, como prato de carne.
Para regar este repasto, o Azeite DOP Bio Romeu e os vinhos Quinta do Romeu Reserva Branco e Quinta do Romeu Tinto Touriga Nacional.
A Mesa de Mirandela – Maria Rita do Romeu é agora uma das 7 Maravilhas, juntamente com a Mesa de Albufeira, Mesa da Bairrada ao Mondego, Mesa das Lajes do Pico, Mesa de Monção, Mesa Terras de Chanfana e Mesa de Vila Real.
Esta candidatura foi proposta pela Desteque – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente – em parceria com a Quinta do Romeu, Casa Menéres e Câmara Municipal de Mirandela.
Agricultura e Mar Actual