Início / Agenda / Mértola acolhe o Seminário Final do Programa Territorial +Solo +Vida e do LandUnderPressure

Mértola acolhe o Seminário Final do Programa Territorial +Solo +Vida e do LandUnderPressure

A ADPM — Associação de Defesa do Património de Mértola e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa apresentam, no dia 19 de Março, entre as 9h30 e as 16h00, no Pavilhão Multiusos de Mértola, o Seminário Final do Programa Territorial +SOLO +VIDA e do LandUnderPressure.

Este evento de participação gratuita assinala o encerramento e a sinergia de dois projectos co-financiados pelo EEA Grants, com actuação comum na problemática da erosão dos solos e no combate à desertificação no Baixo Alentejo.

Nesta sessão serão divulgados “dados inéditos e os resultados das diferentes acções implementadas com potencial de replicação às escalas local e territorial. Em ambos os projectos foram propostas estratégias de resposta ao declínio do montado e à perda de produtividade das explorações agrosilvopecuárias, num contexto de adaptação e mitigação às alterações climáticas”, refere uma nota de agenda da ADPM.

O programa completo do evento será publicado em breve, mas pode já confirmar a sua presença aqui.

Programa Territorial +Solo +Vida

Implementado em 94 hectares do Parque Natural do Vale do Guadiana, o Programa Territorial +Solo +Vida convidou 18 agricultores com explorações agrosilvopecuárias inseridas nesta área protegida a envolverem-se activamente na preservação do solo, numa melhor gestão dos recursos hídricos e na regeneração do montado, através da implementação de um conjunto de 10 boas práticas de combate à desertificação, adaptação e mitigação às alterações climáticas.

Como elo de ligação entre os agricultores e as várias entidades existentes neste território foi desenhado e testado um modelo de governança participativo. Neste projecto-piloto coordenado pela ADPM, tendo como parceiros a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Universidade do Algarve, a NBI – Natural Business Intelligence, a International Development Norway e a colaboração do MED-Universidade de Évora, foi ainda desenvolvido um estudo económico sobre os custos e benefícios para o agricultor das acções implementadas com potencial de replicação.

LandUnderPressure

O projecto LandUnderPressure centrou-se nas áreas de montado de sobreiro e azinheira, tendo como objectivo contribuir para evitar, mitigar e restaurar áreas sob pressão para combater a desertificação e aumentar a resiliência às alterações climáticas.

O projecto foi desenvolvido a 2 escalas. À escala regional, que abarca todas as zonas do Alentejo mais árido, foi determinado o nível de produtividade de referência do montado, e a sua tendência de aumento ou diminuição nos últimos anos, para apoiar as políticas de Neutralidade da Degradação das Terras.

À escala local, envolveu a implementação de um ensaio piloto de restauro na Herdade da Coitadinha em Barrancos, através da gestão do pastoreio.

O objectivo foi promover a regeneração do montado e potenciar diversos serviços de ecossistema, tais como a fertilidade do solo e o controlo da erosão, a regulação climática e a biodiversidade, incluindo a valorização do turismo de natureza.

O projecto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança e com o Instituto de Conservação do Solo da Islândia, em colaboração com a Herdade da Coitadinha (EDIA). Os resultados do projeto permitem identificar as áreas mais vulneráveis à desertificação à escala regional, bem como quantificar os benefícios de diferentes medidas de restauro baseadas na gestão do pastoreio, para a saúde e serviços de ecossistema do montado.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.