Seis mergulhadores da Marinha Portuguesa estão a participar no exercício Spanish Minex 21 (SPMINEX21), integrados na Força Marítima Europeia (Euromarfor), que decorre até ao próximo dia 9 de Maio. Desde o dia 26 de Abril já realizaram 22 mergulhos para identificação e inactivação de minas marítimas.
O SPMINEX21 tem como principal objectivo treinar os Comandos e as Unidades na Guerra de Minas e conta com a participação de Unidades Navais, Mergulhadores e Unidades de Detecção Remota, da Bélgica, EUA, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Turquia, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.
Inactivação de engenhos explosivos submarinos
O Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº3 (DMS3) tem empenhada, neste exercício, uma equipa de seis militares com as valências de inactivação de engenhos explosivos submarinos (UWEOD) e detecção remota através de um veículo submarino autónomo (AUV) e é empenhada, juntamente com mergulhadores dos EUA, Espanhóis e uma equipa de AUV Belga, em profundidades mais baixas, onde os navios caça-minas não conseguem operar.
Durante a primeira semana do exercício a equipa do DMS3 efectuou mais de 20 horas de operação com o AUV para detecção e 22 mergulhos para identificação e inactivação de minas marítimas., acrescenta o mesmo comunicado da Marinha Portuguesa.
Agricultura e Mar Actual