Uma equipa de mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1, da Marinha Portuguesa, inactivou esta tarde, de 26 de Maio, duas granadas de morteiro de 81 mm na Praia de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia.
As duas munições de morteiro aparentavam estar em bom estado e a área em redor ficou interditada.
Detonação controlada
Explica a Marinha que a equipa de 4 militares realizou uma “detonação controlada dos engenhos, de forma a causar o menor impacto possível no meio envolvente”.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, na manhã de hoje, cerca das 10h30, um popular detectou dois engenhos explosivos na margem do Rio Douro, em Avintes, concelho de Vila Nova de Gaia, e informou as autoridades.
Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Douro deslocaram-se de imediato para o local, tendo definido um perímetro de segurança, com a colaboração da da PSP.
A operação foi coordenada pelo Capitão do Porto do Douro e Comandante-local da Polícia Marítima, acrescenta a Marinha Portuguesa.
Dado tratar-se de material de guerra, foi também accionada a Polícia Judiciária Militar, que tomou contar da ocorrência.
Agricultura e Mar Actual