A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) entregou, a 29 de Abril, os prémios aos “Melhores Verdes 2016” durante a Gala anual que teve lugar no Palácio da Bolsa, no Porto.
As 25 colheitas do ano que se distinguiram nas categorias Ouro e Prata foram seleccionadas por um painel de provadores nacionais e o “Best Of 2016” contou com a análise de jurados de dez países para eleger as seis referências que, ao longo do ano, serão os Embaixadores da Região dos Vinhos Verdes.
Best Of 2016:
· QG Avesso Colheita Seleccionada 2015
· Quinta das Alvaianas Alvarinho Colheita Seleccionada 2015
· Quinta das Pereirinhas Alvarinho Superior 2015
· Quinta de Gomariz Grande Escolha 2015
· Reguengo de Melgaço Alvarinho 2015
· Terras de Monção Alvarinho 2014
Os “Best Of” foram provados e votados por Thomas Sommer (Alemanha), Alexandra Corvo (Brasil), Tim Appelt (Canadá), Sheryl Sauter Morano (Estados Unidos), Toyoo Tamamura (Japão), Simon Zimmermann (Noruega), Brian Elliot (Reino Unido), Hans Sebastian Levin (Suécia) e Ursula Geiger (Suíça), Manuel Carvalho e Edgardo Pacheco (Portugal).
Os 12 vinhos Prémio Ouro em cada categoria são:
· Portal da Calçada Reserva 2015 (Vinho Verde Branco)
· Conde Villar 2015 (Vinho Verde Rosado)
· Tapada dos Monges Escolha 2015 (Vinho Verde Tinto)
· Reguengo de Melgaço Alvarinho 2015 (Vinho Verde Alvarinho)
· Entre Margens Arinto Colheita Seleccionada 2015 e Quinta do Monte Arinto Reserva 2015 (Vinho Verde Arinto)
· Quinta de Linhares Avesso 2015 (Vinho Verde Avesso)
· Quinta D’Amares Loureiro 2015 (Vinho Verde Loureiro)
· Santa Cristina Azal 2015 (Vinho Verde de Casta)
· Espumante Muralhas de Monção Branco 2012 (Espumante de Vinho Verde)
· Aguardente Vínica Adega de Ponte de Lima (Aguardente de Vinho Verde)
· Quinta de Gomariz Alvarinho Colheita Seleccionada 2015 (Vinho Regional Minho)
Há mais de 25 anos que a CVRVV promove, anualmente, o concurso “Melhores Verdes” com o objectivo de destacar as melhores colheitas do ano e eleger os vinhos que representam a região nas acções desenvolvidas nos mercados externos.
Na edição de 2016, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, destacou a importância da região e do volume de exportações para a economia nacional e o Embaixador japonês Hiroshi Azuma marcou presença como sinal de reforço diplomático da região com aquele mercado de exportação, numa altura em que o Japão se assume como mercado preferencial para o Vinho Verde, representando mais de meio milhão de euros nas exportações e um crescimento de 1000% na última década.
O presidente da CVRVV destacou ainda 2015 como “um excelente ano de produção em qualidade e em quantidade, o que auspicia um 2016 promissor” e referiu o aumento das vendas em Portugal como “um claro sinal de consistência e de qualidade do Vinho Verde, que ocupa já o segundo lugar entre as Regiões Vinícolas”. Não esquecendo a referência ao recorde de exportações para 104 países, Manuel Pinheiro acrescentou que “a CVRVV manterá o forte apoio à viticultura e a procura de maior geração de valor, destacando os vinhos e o enoturismo de uma Região única no Mundo”.
Agricultura e Mar Actual