A Mercadona escolheu a localização de mais uma das quatro lojas que irá abrir em Portugal no ano 2019. É no concelho de Matosinhos, no Grande Porto, que será construído um supermercado com mais de 1.800 m2 e um parque de estacionamento com 200 lugares.
A cadeia de supermercados espanhola elegeu uma área total de 8.300 m2 na Rua Sousa Aroso, situada numa zona de Matosinhos com potencial de crescimento e boas comunicações. O espaço vai incluir a área de vendas (superior a 1.800 m2), uma zona para colaboradores e um parque de estacionamento.
“Investimentos como este são fundamentais para a regeneração urbana da antiga zona industrial de Matosinhos, promovendo a convivência de diferentes actividades naquela que já é uma zona nobre da cidade”, considera o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, que sublinha ainda o carácter inovador do supermercado que a Mercadora vai instalar em Matosinhos.
É também em Matosinhos, mais concretamente na Avenida Menéres, que a Mercadona vai abrir o seu primeiro Centro de Coinovação em Portugal no segundo trimestre deste ano, com o objectivo de adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do consumidor português e desenvolver produtos inovadores. O edifício terá uma dimensão superior a 1.000 m2, a somar aos 12 centros que a cadeia de supermercados gere actualmente em Espanha. Graças à sua dimensão, o Centro vai dispor de salas de degustação de produto e cozinhas para sessões participativas com os Chefes (como internamente denomina os clientes).
Em Janeiro, a Mercadona anunciou a escolha de um terreno situado na zona urbana de Vila Nova de Gaia, mais concretamente na freguesia de Canidelo, onde também irá construir um supermercado.
Modelo de Loja Eficiente
O futuro supermercado reúne as características do Modelo de Loja Eficiente, que a cadeia está a desenvolver em Espanha, com o objectivo de melhorar a experiência dos “Chefes” (como internamente denomina os seus clientes) e optimizar o tempo de compra. Este novo supermercado permite também uma poupança energética de até 40% face a uma loja tradicional devido a melhorias como o isolamento térmico e acústico, através da optimização dos materiais e da espessura das paredes e tectos, e também novas arcas congeladoras, mais eficientes no recurso à energia e amigas do ambiente.
A loja eficiente conta ainda com um sistema de iluminação LED automatizado que se regula de acordo com as zonas e momentos do dia, para uma gestão energética muito mais eficiente.
De igual forma, o Novo Modelo de Loja integra uma série de dispositivos electrónicos e ferramentas colaborativas, como os tablets, com os quais se pode partilhar informação a partir de qualquer secção da loja, o que facilita a auto-gestão de cada supermercado e agiliza os processos de toda a cadeia.
Agricultura e Mar Actual