O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Capitania do Porto de Ponta Delgada e com a Força Aérea Portuguesa (FAP), coordenou durante a madrugada e a manhã de hoje, 31 de Janeiro de 2016, a operação de busca e salvamento dos quatro tripulantes da embarcação de pesca “Rainha Iemanjá”, que naufragou junto à costa, próximo da povoação dos Ginetes, ilha de São Miguel, diz a Marinha Portuguesa em comunicado.
Veja o vídeo do resgate aqui.
O alarme automático, emitido pela rádio baliza (EPIRB) da embarcação, foi recebido no MRCC Delgada pelas 02h05, horas locais, tendo de imediato sido activados e encaminhados para o local os meios da Autoridade Marítima Nacional (AMN), a corveta “António Enes” da Marinha Portuguesa e os meios aéreos da FAP destacados na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, concretamente o avião C-295M e o helicóptero EH-101 Merlin.
Após o avistamento da rádio baliza pela embarcação salva-vidas da Capitana do Porto de Ponta Delgada, o helicóptero EH-101 Merlin da FAP localizou os quatro tripulantes nas rochas. “Dadas as dificuldades de acesso ao local por mar e por terra, o salvamento só foi possível efectuar com recurso ao helicóptero, tendo o mesmo ocorrido cerca das 07h00, quando as condições de visibilidade permitiram a realização da operação de resgate”, a Marinha.
O resgate dos náufragos foi executado com sucesso, tendo o helicóptero aterrado no Aeroporto de Ponta Delgada por volta das 8 horas. Os quatro náufragos foram posteriormente transferidos para o Hospital do Divino Espírito Santo, com apoio das ambulâncias do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.
Agricultura e Mar Actual