O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o REPMUS24 — Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Unmanned System, o maior exercício de sistemas não tripulados do Mundo que decorre em Troia.
Durante a visita, o Presidente conheceu o Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), onde observou diversos projectos inovadores da Marinha Portuguesa, de várias marinhas internacionais e entidades que estão presentes.
Mais de 2.000 pessoas, entre militares de diversas marinhas, representantes da indústria e académicos, estão a participar no exercício, focado nas tecnologias de ponta em sistemas não tripulados, incluindo drones aéreos, terrestres e marítimos.
O exercício termina esta sexta-feira, dia 27 de Setembro, distinguindo Portugal como “um ponto de referência no desenvolvimento de novas capacidades tecnológicas no domínio da defesa”, refere uma nota de imprensa da Marinha.
O REPMUS24 é organizado pela Marinha Portuguesa e co-organizado com a Universidade do Porto, a Organização de Ciência e Tecnologia da NATO – Centro de Investigação e Experimentação Marítima (STO-CMRE), a Iniciativa de Sistemas Não Tripulados Marítimos do Grupo de Capacidade Conjunta da NATO (JCGMUS) e a Agência Europeia de Defesa (EDA).
O evento contou também com o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Nunes da Fonseca, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, entre outras entidades.
Agricultura e Mar