O Navio da República Portuguesa (NRP) Douro iniciou ao final do dia de 18 de Junho o regresso à Base Naval de Lisboa dando por terminada a sua missão na Zona Marítima da Madeira, após cumprir 167 dias de missão, navegado 612 horas e percorrido 5.798 milhas náuticas (equivalente a 10.737kms).
Segundo um comunicado da Marinha, mesmo em período de emergência estabelecido no país devido à Covid-19, o navio esteve empenhado em diversas tarefas essencialmente vocacionadas para funções de segurança e autoridade do estado no mar, guarnecendo o dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira.
Para além destas funções o navio garantiu a rendição dos vigilantes da natureza nas ilhas desertas e dos agentes da Polícia Marítima.
Modelo Stanflex 300
O navio patrulha Douro, modelo Stanflex 300, é comandado pelo primeiro-tenente David Manuel Buínho Menúrias e tem uma guarnição de 26 militares. Este navio da Classe Tejo, foi aumentado ao efectivo dos navios da Marinha em 12 de Maio de 2017, acrescenta o mesmo comunicado da Marinha Portuguesa.
Agricultura e Mar Actual