A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) coordenou desde as 00h41 da madrugada de hoje, dia 28 de Abril, uma operação de salvamento de sete pescadores da embarcação de pesca Pérola do Bom Jesus, que navegava a cerca de 50 milhas náuticas (cerca de 93 quilómetros) a Sudeste da Ilha Terceira, Açores.
O alerta, diz um comunicado da Marinha, foi recebido através do sistema de comunicações de socorro no mar (GMDSS), tendo o MRCC Delgada estabelecido comunicações rádio com a embarcação de pesca em perigo. O mestre informou que o navio estava a alagar e que necessitava de assistência imediata.
Foi desviado para o local o navio de cruzeiro Norwegian Jade que se encontrava a navegar a cerca de 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros) do pesqueiro e foi activado o helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP) EH-101 e a corveta António Enes da Marinha Portuguesa.
Resgate de sete náufragos
Chegado ao local, o navio de cruzeiro efectuou o resgate dos sete náufragos, tendo posteriormente informado que todos estavam ilesos e não necessitavam de cuidados médicos. Depois de confirmar que a embarcação de pesca se mantinha a flutuar, o helicóptero EH-101 regressou à base das Lajes. A corveta António Enes seguiu para a posição do sinistro a fim de verificar se existe eventual perigo para a navegação.
Os sete tripulantes resgatados seguiram a bordo do navio Norwegian Jade rumo ao porto de Ponta Delgada, tendo atracado neste porto pelas 07h37.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o navio Norwegian Jade, um helicóptero EH-101 da FAP e a corveta António Enes da Marinha Portuguesa.
Agricultura e Mar Actual