A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, reuniu hoje, 27 de Julho, com as confederações do sector, para fazer um ponto de situação do PDR 2020. Na reunião foram apresentados os níveis de compromissos e execução do programa que, com as candidaturas e os avisos ainda abertos, revelavam já uma situação de overbooking.
Não obstante esta situação, Maria do Céu Antunes referiu que vão ser avaliadas cerca de 2.500 candidaturas que se encontravam a aguardar decisão nos avisos de investimento agrícola, incluindo de Jovens Agricultores e na agroindústria. Estas candidaturas encontravam-se sem dotação orçamental e vão, agora, ser analisadas. Caso estejam reunidas as condições de aprovação, será viabilizado o seu financiamento.
“Mais do que nunca, o investimento envolvido nestas candidaturas assume uma significativa importância para o sector e para o País”, sublinhou a ministra da Agricultura.
Reprogramação do PDR 2020
Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura, os representantes do sector congratularam-se com esta solução que permitirá viabilizar um novo conjunto de investimentos. Neste encontro, que “corroborou o espírito de diálogo e cooperação, Maria do Céu Antunes solicitou ainda às confederações os contributos para a definição da nova medida Covid-19, de apoio aos sectores mais afectados pela pandemia, a integrar no PDR 2020 já na próxima reprogramação”.
A titular da pasta da Agricultura deu conta da evolução dos trabalhos relativos ao Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e à implementação do pacote de Recuperação da União Europeia.
Recorde-se, ainda, que Portugal renegociou um novo envelope financeiro para a Política Agrícola Comum (PAC) que permite não só atingir, como ultrapassar, o seu objectivo negocial de garantir o orçamento do período actual, através do reforço do envelope financeiro para o período 2021-2027. Este montante global da PAC representa um acréscimo de 5% a preços correntes (o referencial utilizado pela Comissão Europeia na PAC) entre períodos de programação (saiba mais aqui).
Agricultura e Mar Actual
À candidaturas submetidas em 27/6/2017 que ainda não foram aprovadas por falta de dotação orçamental o que é vergonhoso. Três anos à espera, um candidato a jovem agricultor entra novo e sai velho.
Obrigado