A 36.ª Ovibeja abre portas esta quarta-feira, 24 de Abril, a partir das 11 horas, com sessão de abertura presidida, a partir das 12h30, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O tema principal deste ano são as alterações climáticas e a agricultura, que vai ser revelada em vários espaços da feira, onde se inclui, a 26 e 27, um seminário da ACOS – entidade organizadora da Ovibeja.
Mais de 1.000 expositores
Com largos milhares de visitantes por edição, a Ovibeja conta anualmente com mais de 1.000 expositores, distribuídos por diversos sectores de actividade, em pavilhões temáticos, numa área de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja. Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número de entidades com interesse em participar.
A Ovibeja revela “a excelência do mundo rural e a riqueza da cultura alentejana e nacional”, realça a ACOS. A oferta do evento inclui concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, produtos agro-alimentares de qualidade superior, gastronomia, comércio, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais. Uma vasta programação cultural com espectáculos e concertos, inclui as famosas “ovinoites” que atraem largos milhares de jovens ao recinto da feira.
Festa, negócios, cultura e debate
É um local de festa, um espaço de negócios, de cultura e debate, um fórum político e de cidadania.“Todo o Alentejo deste Mundo”.
O concerto do dia 24 vai ter como cabeça de cartaz o músico bejense António Zambujo. Esta é a noite de comemoração do 25 de Abril que em Beja vai acontecer na Ovibeja, numa parceria entre a ACOS e a Câmara Municipal local.
A partir das 22 as entradas na feira são livres para todos os que se quiserem associar à festa.
Agricultura e Mar Actual