A sessão oficial de abertura da 38ª Ovibeja vai ser presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 21 de Abril, às 11h00. Associada ao programa da visita do PR é realizada, às 12h00, uma actuação da Charanga a Cavalo da GNR, no Picadeiro D. Diogo Sobral.
A 38ª Ovibeja, que se vai realizar de 21 a 25 de Abril em formato presencial, depois de um interregno de dois anos, conta com cerca de mil expositores das mais diferentes áreas de actividade e aguarda milhares de visitantes.
“São muitas as razões para visitar a feira”, garante a organização do certame, a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul. Desde um pavilhão inteiro dedicado aos produtos agroalimentares, até um pavilhão cheio de animais, com cerca de 300 exemplares de ovinos, bovinos, caprinos e suínos, representativos de várias raças portuguesas, passando por demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais, comércio.
O Pavilhão Terra Fértil contempla também uma exposição interactiva dedicada à problemática de “Como Alimentar o Planeta?”, vários colóquios de reflexão sobre o tema, e provas de azeites concorrentes ao 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. A entrega dos prémios aos vencedores vai decorrer no dia 23, às 12h30.
Além de vários restaurantes de carnes certificadas de todo o País, a Ovibeja integra ainda um espaço inteiramente dedicado ao consumo de produtos regionais, como enchidos, queijos, doces conventuais, vinho, mel, entre muitos outros produtos com cheiros e aromas que remetem para a partilha e para a festa.
Um amplo espaço dedicado aos mais novos e suas famílias, o Aprender + oferece uma grande variedade de oficinas temáticas no Pavilhão Central e actividades lúdico-pedagógicas sobre actividades do campo, da agricultura e da pecuária.
Espectáculos
O Pavilhão Institucional, o Campo da Feira, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, as tascas de comes e bebes e as famosas “ovinoites” são outros dos espaços e actividades dirigidos a todos os gostos. À noite os holofotes são todos dirigidos para os grandes concertos: dia 21 actuam a Banda de Música da Força Aérea e Tunas Académicas; no dia 22 é tempo de aplaudir Blaya; a 23 o palco ilumina-se para dar asas à poesia de Pedro Abrunhosa e a 24 é tempo de cantar com Paula Fernandes. Os DJs dão brilho às noites até madrugada fora.
A Ovibeja, realizada em cerca de 10 hectares infra-estruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, faz acontecer, durante cinco dias, “Todo o Alentejo deste Mundo!”. É organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul e o seu programa pode ser consultado aqui.
Agricultura e Mar