O secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, apelou na quinta-feira aos representantes da fileira da pesca para que todo o sector se una em torno dos objectivos delineados para a sustentabilidade das pescas dos Açores.
“Como ficou demonstrado ao longo destes dias, e penso que existe um consenso alargado em torno desta matéria, pretende-se uma sustentabilidade não apenas ambiental, mas também social e económica. Nesse sentido, o desafio lançado aos representantes da fileira da pesca é o de remarmos todos para o mesmo lado”, salientou Manuel São João, no encerramento da Semana das Pescas 2022, que decorreu na cidade da Horta, Ilha do Faial.
O secretário Regional do Mar e das Pescas recordou a meta definida pela Estratégia de Biodiversidade da União Europeia, que pretende a implementação de Áreas Protegidas em 30% até 2030, para lançar o desafio: “o que se pretende, em parceria com os representantes da fileira da pesca, é a assunção de um compromisso firme perante o quadro que nos foi colocado. Não nos furtaremos às nossas responsabilidades, mas também não deixaremos que o sector seja um parceiro secundário em todo este processo”.
“O desafio que temos pela frente é enorme, mas confio que teremos a capacidade política de corresponder às exigências, atendendo a um novo quadro legislativo e aos considerandos que o mesmo encerra”, sublinhou Manuel São João.
A Semana das Pescas foi retomada este ano, um compromisso assumido pelo XIII Governo Regional dos Açores, após 17 anos de interregno.
Agricultura e Mar