As 2ªs Jornadas de Enfermagem Veterinária do Monte Selvagem realizaram-se nos dias 5 e 6 de Março, no Évora Hotel e no Monte Selvagem, respectivamente. Decorreram “com grande sucesso, coincidindo no dia 5, no Évora Hotel, com a 8ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora, e organizadas em parceria com este hospital veterinário e com a empresa Equimuralha”, diz a organização.
Estas Jornadas incluíram um conjunto de seminários e workshops que visaram capacitar técnicos do mundo da veterinária e estudantes de maior conhecimento na área da saúde animal em animais exóticos, nomeadamente em “Cuidados Pré e Pós Anestésicos em Roedores e Lagomorfos”.
No dia 5, no Évora hotel, realizou-se a componente teórica destas Jornadas, com a presença de duas dezenas de participantes e a colaboração de cinco oradores. Diversas palestras sobre avaliação e cuidados pré e pós cirúrgicos, fluido terapia, sedação, anestesia, monitorização e complicações anestésicas, transfusões sanguíneas, sinais de dor, acupuntura no maneio da dor, entre outras, foram abordadas por estes técnicos especializados nestas áreas, que se deslocaram a Évora e contribuíram para o sucesso deste evento.
No dia 6, já no Monte Selvagem, funcionaram os workshops práticos dedicados à Canulação Intra-óssea em Roedores e Lagomorfos. Os participantes foram recebidos no parque e tiveram a oportunidade de aí, na sua sala de tratamentos veterinários, pôr em prática algumas das técnicas apreendidas no dia anterior e adquirirem maior capacitação para a prática da Canulação intra-óssea, técnica usada principalmente para garantir rapidamente um acesso venoso quando há alguma dificuldade no acesso venoso periférico. Tiveram ainda a possibilidade de conhecer melhor o Monte Selvagem.
As Jornadas do Monte Selvagem, na sua globalidade, “decorreram de forma bastante profissional, só possível graças à parceria com o Hospital Veterinário Muralha de Évora e com a Equimuralha, empresas já bastante experimentadas neste tipo de eventos e que apoiaram o Monte Selvagem de forma incondicional, durante todo o processo de preparação e durante o decorrer das Jornadas”, adianta a mesma fonte.
Monte Selvagem
O Monte Selvagem é um parque zoológico e de lazer, que aloja espécies autóctones e exóticas, num total de cerca de 400 animais. Fruto do sonho de uma família e do trabalho dedicado de uma equipa técnica pluridisciplinar, com qualificação desde as ciências naturais às ciências humanas, conta com o trabalho especializado do Hospital Veterinário Muralha de Évora e da Equimuralha, no que diz respeito à saúde dos seus animais e desenvolveu estas Jornadas no âmbito dos seus programas pedagógico e científico.
Agricultura e Mar Actual