Início / Agricultura / Mais de duas dezenas nas jornadas de Enfermagem Veterinária do Monte Selvagem

Mais de duas dezenas nas jornadas de Enfermagem Veterinária do Monte Selvagem

As 2ªs Jornadas de Enfermagem Veterinária do Monte Selvagem realizaram-se nos dias 5 e 6 de Março, no Évora Hotel e no Monte Selvagem, respectivamente. Decorreram “com grande sucesso, coincidindo no dia 5, no Évora Hotel, com a 8ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora, e organizadas em parceria com este hospital veterinário e com a empresa Equimuralha”, diz a organização.

Estas Jornadas incluíram um conjunto de seminários e workshops que visaram capacitar técnicos do mundo da veterinária e estudantes de maior conhecimento na área da saúde animal em animais exóticos, nomeadamente em “Cuidados Pré e Pós Anestésicos em Roedores e Lagomorfos”.

No dia 5, no Évora hotel, realizou-se a componente teórica destas Jornadas, com a presença de duas dezenas de participantes e a colaboração de cinco oradores. Diversas palestras sobre avaliação e cuidados pré e pós cirúrgicos, fluido terapia, sedação, anestesia, monitorização e complicações anestésicas, transfusões sanguíneas, sinais de dor, acupuntura no maneio da dor, entre outras, foram abordadas por estes técnicos especializados nestas áreas, que se deslocaram a Évora e contribuíram para o sucesso deste evento.

No dia 6, já no Monte Selvagem, funcionaram os workshops práticos dedicados à Canulação Intra-óssea em Roedores e Lagomorfos. Os participantes foram recebidos no parque e tiveram a oportunidade de aí, na sua sala de tratamentos veterinários, pôr em prática algumas das técnicas apreendidas no dia anterior e adquirirem maior capacitação para a prática da Canulação intra-óssea, técnica usada principalmente para garantir rapidamente um acesso venoso quando há alguma dificuldade no acesso venoso periférico. Tiveram ainda a possibilidade de conhecer melhor o Monte Selvagem.

As Jornadas do Monte Selvagem, na sua globalidade, “decorreram de forma bastante profissional, só possível graças à parceria com o Hospital Veterinário Muralha de Évora e com a Equimuralha, empresas já bastante experimentadas neste tipo de eventos e que apoiaram o Monte Selvagem de forma incondicional, durante todo o processo de preparação e durante o decorrer das Jornadas”, adianta a mesma fonte.

Monte Selvagem

O Monte Selvagem é um parque zoológico e de lazer, que aloja espécies autóctones e exóticas, num total de cerca de 400 animais. Fruto do sonho de uma família e do trabalho dedicado de uma equipa técnica pluridisciplinar, com qualificação desde as ciências naturais às ciências humanas, conta com o trabalho especializado do Hospital Veterinário Muralha de Évora e da Equimuralha, no que diz respeito à saúde dos seus animais e desenvolveu estas Jornadas no âmbito dos seus programas pedagógico e científico.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Associação Portuguesa de Nutrição e Docapesca debatem “Pesca e consumo sustentável, do mar ao prato”

Partilhar              A Associação Portuguesa de Nutrição em conjunto com a Docapesca – Portos e Lotas, estão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.