O Centro de Abastecimento Hortofrutícola de Santana e o Centro de Abastecimento Hortícola dos Canhas, na Região Autónoma da Madeira, já estão certificados para o processamento/conservação de produtos de agricultura biológica.
Ainda este ano é desejo da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas madeirense que esta certificação chegue ao Centro de Abastecimento Hortícola da Santa.
O reconhecimento dos produtos da agricultura biológica “garante aos consumidores a sua genuinidade e a conformidade regulamentar, bem como muito contribui para a sua devida valorização”, explica uma nota do Governo Regional madeirense.
O controlo e a certificação dos produtos biológicos “vai além do local de produção, estendendo-se ao processamento pós-colheita e à distribuição, como a qualquer outra operação da sua cadeia de valor”, acrescenta a mesma nota.
Processos verificados
Segundo o Executivo madeirense, importa referir que todos os processos de preparação comercial “são previamente verificados por um Organismo Privado de Controlo e Certificação reconhecido oficialmente, garantindo a conformidade e as exigências da produção e comercialização de hortofrutícolas frescos biológicos no mercado regional. Os requisitos a cumprir são os definidos pelos regulamentos (CE) n.os834/2007 e 889/2008, respectivamente”.
Desta forma estes mercados “garantem, estarem organizados de forma a apoiar devidamente os agricultores regionais na comercialização das produções hortofrutícolas obtidas em Modo de Produção Biológico”, pode ler-se no comunicado.
Agricultura e Mar Actual