O Governo Regional da Madeira concedeu um aval de quatro milhões de euros à GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, para que esta possa pagar aos produtores “a ajuda comunitária e o valor de aquisição feito aos agricultores”.
Numa resolução publicada ontem, dia 29 de Setembro, no Jornal Oficial da Região, o executivo autoriza a operação de crédito junto da Caixa Geral de Depósitos até ao montante de quatro milhões de euros, “com a finalidade de se efectuarem pagamentos aos produtores de banana”.
O secretário Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, explica que este é um “procedimento habitual” para que o executivo possa pagar, nos 30 dias estipulados, a compra de banana aos produtores.
“Todos os anos precisamos de financiar a GESBA durante um período, no valor necessário para pagar aos produtores conforme política da GESBA, que tem pago a 30 dias, sendo que depois, mal recebemos o dinheiro do POSEIMA, apoios comunitários, a própria empresa paga o empréstimo”, explica o governante.
Agricultura e Mar Actual