Início / Empresas / Lux Optimeyes Energy investe 5 M€ em Moura. Nova fábrica de painéis solares fotovoltaicos cria 40 empregos directos

Lux Optimeyes Energy investe 5 M€ em Moura. Nova fábrica de painéis solares fotovoltaicos cria 40 empregos directos

O arranque da nova fábrica de painéis solares fotovoltaicos flexíveis e de baterias de lítio de alta temperatura em Moura, da Lux Optimeyes Energy, está marcado para a próxima sexta-feira, 21 de Maio. Um investimento inicial de cerca de 5 milhões de euros que deverá recuperar no concelho de Moura mais de 40 postos de trabalho. O arranque vai contar com a presença do ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Fernandes, e do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

O projecto foi desenvolvido pela empresa Lux Optimeyes Energy, um consórcio entre o Grupo português Lux, liderado por Rui Torrão e Paulo Torrão, com créditos firmados no sector do turismo, e o empreendedor Miguel Matias, com mais de 25 anos de experiência no sector, ex-director de inovação da Galp Energia e fundador do Grupo Self Energy e da Optimeyes Energy, com sede em Londres.

Arrendamento da antiga Moura Fábrica Solar

A cerimónia, marcada para as 11 horas desta sexta-feira, consiste na assinatura do contrato de arrendamento da antiga Moura Fábrica Solar, bem como de um memorando de entendimento entre o grupo de investidores e o Município de Moura para implantação de um projecto industrial inovador de produção combinada de painéis solares flexíveis de baixo peso e outro de baterias de alta eficiência de lítio.

Um investimento inicial de cerca de 5 milhões de euros, comparticipado pelo Alentejo 2020 em cerca de 2,96 milhões de euros, e que deverá recuperar no concelho de Moura mais de 40 postos de trabalho “verdes” directos, uma parte dos quais altamente qualificados, e outros 200 postos de trabalho indirectos na promoção, venda, desenvolvimento e instalação das soluções a fabricar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.