Início / Agricultura / Legislativas 2024. PS: Portugal tem de promover diálogo activo com “agricultores, silvicultores e apicultores”
© CNA

Legislativas 2024. PS: Portugal tem de promover diálogo activo com “agricultores, silvicultores e apicultores”

O programa eleitoral do Partido Socialista (PS) — partido que tem sido acusado de distanciamento ao mundo rural e à agricultura, com as organizações em permanente protesto — refere que “Portugal tem de promover um diálogo activo com os produtores — agricultores, silvicultores e apicultores — compreendendo a importância e o papel crescente da agricultura e florestas, enquanto sectores de futuro, inovação autonomia e investimento, sobretudo no mundo rural e em territórios de baixa densidade”.

Neste contexto, continua o programa eleitoral socialista, “devemos valorizar a agricultura e os agricultores, sobretudo em modo biológico, com uso eficiente do solo e da água, de baixas emissões, de proximidade e pequena escala (não só familiar) para incentivar práticas que regenerem a natureza e promovam a criação de circuitos curtos de distribuição alimentar. Esta realidade pode estimular mercados e a economia local e regional, promovendo o comércio local, o que pode criar novos mecanismos de justa redistribuição de riqueza”.

Segundo o “Plano de Acção para Portugal Inteiro 2024”, o programa eleitoral dos socialistas, “a emergência ambiental impõe-se e o habitat em que vivemos está sob ameaça. Assistimos a eventos climáticos cuja severidade e frequência aumentam de ano para ano e esta tendência em conjunto com os desafios actuais ao equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, tem evidentes impactos nos ecossistemas, incluindo no bem-estar e qualidade de vida da espécie humana. Temos de combater as alterações climáticas, reafirmar a liderança na redução de emissões e proteger o património natural e a biodiversidade”.

E acrescenta que “o interior não é um espaço uniforme, tem pólos de dinâmica socioeconómica, verdadeiras cidades-âncora que materializam um apoio à baixa densidade que a rodeia. A política de coesão é nacional e destina-se ao País inteiro. É uma política de desenvolvimento com que se pretende qualificar cada território e assegurar a sua integração nas dinâmicas da economia e da sociedade”.

Pode ler o programa eleitoral do PS aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.