O ministro da Agricultura e o Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar inauguram amanhã, 14 de Outubro, o novo Laboratório Nacional de Referência de Saúde Animal (LNRSA). Criado no início do século passado, o LNRSA “pode orgulhar-se do caminho percorrido, destacando-se a sua actividade científica em prol da saúde animal e da saúde pública veterinária”, afirma um comunicado de imprensa do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
O Laboratório de Patologia Veterinária e Bacteriologia (LPVB) foi criado em 1913, com a finalidade de elaborar “estudos e diagnósticos de doenças zoóticas epizoóticas que se verificavam no gado”. Em 1918 mudou o nome para Laboratório de Patologia Veterinária (LPV), designação que se manteve até 1957. Em 1957 surgiu com a designação de Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), com o objectivo de promover e conduzir as actividades de I&D nos campos da saúde animal e da saúde pública veterinária.
Após vários processos de reestruturação, foi integrado no INIAV, com a designação de Laboratório Nacional de Referência de Saúde Animal.
Laboratório nacional de referência
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária é um Instituto Público do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e um Laboratório do Estado com autonomia científica, técnica, administrativa e financeira. O INIAV é o laboratório nacional de referência nas áreas da saúde animal, sanidade vegetal e segurança alimentar, tendo, entre outras, a missão de apoiar o Governo, providenciando suporte técnico e científico na linha das políticas públicas.
“Após 100 anos de história, o INIAV-LNRSA vai inaugurar as suas novas instalações em Oeiras melhor equipado para responder aos novos desafios nos campos da saúde animal e saúde pública, com 3 laboratórios que reúnem o mais alto nível de segurança e modernas tecnologias asseguram o trabalho a desenvolver”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual