Início / Agricultura / Laboratório do CCV da Floresta analisou 3.446 amostras de vinhos na época de 2017

Laboratório do CCV da Floresta analisou 3.446 amostras de vinhos na época de 2017

O Laboratório de Vinhos do Centro Ciência Viva da Floresta (CCV da Floresta) na época de 2017, que compreende o período entre Agosto de 2017 a Janeiro de 2018, analisou 3.446 amostras entre tintos, brancos e rosés.

Segundo fonte do Município de Proença-a-Nova, trata-se de um número que representa um aumento de mais de 1.600 amostras comparativamente à época de 2016 (entre Agosto de 2016 e Janeiro de 2017). Registou-se igualmente 118 novos clientes deste serviço.

O CCV da Floresta disponibiliza desde Julho de 2012 este laboratório de análises de mostos e vinhos, que época após época tem registado aumentos ao nível do número de amostras recebidas e, consequentemente, do número de análises efectuadas.

Controlo de maturação das uvas

Este laboratório tem a finalidade de prestar serviços no controlo de maturação das uvas para planear a data da vindima e correcções a realizar, análise de vinhos bem como prestar apoio em todo o processo de elaboração do vinho.

Inaugurado em 2007, o CCV da Floresta, além de promover a cultura científica e tecnológica na sociedade e paralelamente às visitas escolares e actividades para crianças, tem promovido novas apostas, que permitiram apresentar soluções aos agentes económicos regionais, exemplo disso é o Laboratório de Análise de Vinhos que funciona desde 2012.

“Este laboratório foi uma forma de aproximar a população do nosso Centro, principalmente os pequenos e médios produtores de vinho da região”, sublinha Edite Fernandes, directora executiva do CCV da Floresta, acrescentando que os clientes deste serviço se tornam visitantes do centro: “muitas vezes voltam com as famílias para visitar a exposição permanente ou participar nas actividades que o CCV da Floresta oferece”.

Concurso de Vinhos

A mesma fonte autárquica salienta que, em 2018, volta a realizar-se o Concurso de Vinhos, promovido pelo Município de Proença-a-Nova em parceira com o CCV da Floresta, inserido no 2ª Festival da Adega Típica, que acontece a 14 e 15 de Abril.

O objectivo é distinguir mais uma vez os melhores vinhos produzidos no concelho de Proença-a-Nova e premiar os produtores amadores da arte de fazer bom vinho.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.